Sobre

sábado, 15 de janeiro de 2011

Bendita hora



Já comentei que as refeições devem ser realizadas, pelo menos, de 3 em 3 horas e imagino que isso não tenha sido nenhuma novidade, mas afinal, por que essa regra toda?
Não é muito agradável ter que cronometrar, arrumar o despertador para lembrar-se de que está na hora de comer, mas é muito importante tentar manter um ritmo, não esperar a fome chegar para então beliscar alguma coisa. Manter horários para as refeições auxilia na perda de peso, pois evita o que chamamos de economia de energia, já que ao ficar muito tempo sem comer nosso corpo tende a racionar as reservas, para uma possível escassez prolongada, gastando menos calorias do que deveria para realizar certas tarefas.
O jejum prolongado também pode causar irritabilidade, mau hálito, dores abdominais, sem contar em episódios de hipoglicemia (baixa quantidade de glicose no sangue), podendo ocasionar outros sintomas.
Mas não basta comer de 3 em 3 horas, o bom senso deve prevalecer na hora da escolha dos alimentos. As grandes refeições – café da manhã, almoço e jantar – devem estar sempre presentes e nos intervalos realizar pequenos lanches, como frutas (maçã é algo super fácil de carregar na bolsa), barra de cereal, frutas secas, castanhas, iogurte ou até um sanduíche de pão integral com ricota e cenoura.

4 comentários:

  1. Bárbara Casdes15 janeiro, 2011

    Dani!!!

    Vim aqui só pra dar uma visitadinha no seu blog, gostei bastante...

    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Bárbara, será sempre bem vinda!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vergonha e fui comprar uma fruta pra lanchar.

    ResponderExcluir
  4. Rê, além de evitar o jejum prolongado, evita os picos de glicêmia, fator que também influência na perda de peso (e prometo contar logo mais por aqui!)
    Beijos

    ResponderExcluir