Sobre

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pele bonita - o que comer?

E já que o assunto pele por aqui anda em alta, nada mais justo do que falar sobre os alimentos que ajudam a manter uma pele de D-I-V-A!
Os agressores são milhares, poluição, raios solares, desidratação, alimentação inadequada. Por isso os cuidados diários são muito importantes para mantê-la bonita e saudável, mas cremes e tratamentos estéticos não são os únicos soldados dessa guerra, afinal beleza vem de dentro pra fora!
Uma alimentação equilibrada fornece nutrientes necessários para a manutenção da nossa saúde, sem prejudicar funções essenciais, por isso devemos ter uma alimentação variada, rica em fibras, com grande variedade de frutas, legumes e verduras, alimentos de origem animal com pouca gordura e hidratação na medida certa. 
As fibras podem ser encontradas em frutas (maior porcentagem presente na casca) e vegetais (principalmente os folhosos), além dos cereais integrais (arroz integral, aveia, farelo de trigo e seus derivados), promovem funcionamento adequado do intestino e deste modo auxilia na eliminação de toxinas.
Já as frutas, legumes e verduras, além das fibras, fornecem a maior carga de vitaminas e nutrientes em nossa alimentação, elas são responsáveis por diversas reações, inclusive participam da formação de colágeno (proteína de sustentação da pele). Sem contar os antioxidantes, que retardam o envelhecimento.
Ao escolhermos os alimentos de origem animal, devemos ter o cuidado de procurar as versões mais magras (carnes mais magras, leite desnatado, queijos magros), pois a gordura presente nos mesmos pode favorecer o aumento da oleosidade da pele, assim como outros alimentos gordurosos (chocolate, amendoim, frituras). Mas lembre-se de que alimentos de origem animal fornecem proteína de alto valor biológico (proteína melhor aproveitada por nós humanos), por isso fornece material para a formação de colágeno e outras proteínas responsáveis pela manutenção e construção de tecidos.
Uma hidratação adequada é fundamental para uma pele bonita, portanto muita água, principalmente nos dias mais quentes do ano, mas não espere sentir sede para então beber água, pois a sede já é um sinal de desidratação. E se não quiser tomar só água, abuse dos chás (sem açúcar) e água de coco.
E já que estamos no verão, nada mais bonito que aquele bronzeado, afinal ficamos o ano todo com aquela cor bege-esverdeada de escritório (é eu moro em São Paulo) esperando   este momento lindo! Não deixe faltar alimentos ricos em betacaroteno, composto precursor de vitamina A, que esta envolvida na produção de melanina (proteína que dá cor a pele). Então abuse dos seguintes itens: laranja, acerola, mamão, tomate, cenoura, abóbora,  manga, pêssego e vegetais verde-escuros (espinafre, couve, almeirão, brócolis). É importante salientar que o consumo desses alimentos deve ser contínuo para garantir um bom efeito bronzeador (sem esquecer o filtro solar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário