Sobre

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ah, o verão!



Foi dada a largada para a estação mais delícia do ano e nada mais justo do que exibir o corpão depois de tanta luta para perder os quilinhos a mais. E mesmo que seu projeto verão tenha ido por água abaixo depois do bolo de cenoura com cobertura de chocolate que a sua avó fez, sempre há tempo para ser SAUDÁVEL.
E neste período acontecem algumas mudanças fisiológicas que devemos levar em consideração, como diminuição do metabolismo e por isso nossa alimentação deve ser ajustada a esse período.
Com os dias quentes o corpo grita por mais líquido, pois há um aumento na perda hídrica através do suor e junto alguns sais minerais também são perdidos, como o sódio e potássio. Por isso alguns cuidados devem ser redobrados:
- É importante não esperar a sede chegar, afinal ela já representa certo grau de desidratação, por isso não se esqueça da água.
- Aproveite para ingerir chá gelado, água de coco e sucos naturais, que além da água contém os sais minerais que perdemos no suor.
- A alimentação em geral deve ser mais leve, evite alimentos muito gordurosos, pois podem causar desconforto e mal estar, devido à digestão mais lenta durante os dias quentes.
- Frutas são ótimas opções de lanches, refrescam, hidratam e fornecem boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais.
- Incremente a sua salada, quanto mais colorido o seu prato maior a diversidade de nutrientes. Mas evite os molhos à base de maionese e creme de leite. 
- No restaurante atente-se a temperatura dos alimentos, afinal nesta época do ano as chances de ocorrência de intoxicação alimentar são maiores.
O mais importante é aproveitar este período sem exageros. Nada de neura, o que vale é se divertir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário