Sobre

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Hits da baixa gastronomia - versão Verão

Praia é transpiração total: dá para gastar algumas calorias nadando, pegando uma onda, jogando frescobol ou futevôlei, correndo ou apenas exibindo a figura em caminhadas pela areia ou calçadão. Mas essa overdose de atividades físicas no calor sempre vem acompanhada por um ou dois amiguinhos a tiracolo: uma sede de camelo ou uma vontadinha de comer um picolé do tamanho do Pão de Açúcar.
Pronto, bateu aquela fome louca, lá estão eles, prontos a saciarem suas mais profundas vontades: seu namorado o vendedor ambulante. E a oferta de comes e bebes é pra lá de apetitosa: tem proteína animal, tem carboidratos, tem fibras.
Mas será que tudo bem se empaturrar, se deliciar com essas iguarias?


1) Frango com farofa
Nananinanão, não é esse tipo de frango que frequenta as praias...
Já nos anos 80 o Ultraje a Rigor cantava “precisando a gente se espreme, trazendo a farofa e a galinha”? Há várias décadas o frango com farofa é uma tradição gastronômica em praias de todo o Brasil, em especial as da Praia Grande (SP), cujos apreciadores foram carinhosamente batizados de “farofeiros”...


2) Raspadinha
Delícia absoluta depois de tomar um belo caldo banho de mar
Não, não sei com que tipo de água foi feito esse gelo. Não, não olhei a cor das unhas do tio que prepara. Sim, ela é mega doce e depois de tomar, dá mais sede ainda. Mas como resistir a uma bola de gelo picada aromatizada com groselha grossinha e com alguns pingos de leite condensado depois de um banho de mar e mil litros de água salgada ingeridos?


3) Biscoito de polvilho Globo
Biscoito de polvilho como anéis e pulseiras, quem nunca fez?
Mas como o banhista é antes de mais nada um comediante, eis que deu vontade de comer algo salgadinho. Crocante. Esfarelento. Que gruda no céu da boca. Delícia mor, na praia então... E com uma cervejinha trincando ou com mate estupidamente gelado... É uma iguaria praiana bem carioca, mas que deveria ser exportada para todas as praias do mundo!


4) Espetinho de camarão
É um fruto do mar e estamos na praia, então póóóóóóóóódji!

Há um lugar melhor para se comer um camarãozinho do que em seu próprio habitat? Aquela fileirinha de camarões fritinhos, com um monte de limão e crocantinhos é irresistível. E como ele é salgado, dá-lhe mais cerveja! Não é a imagem da felicidade?


5) Sacolé
Diversão baratinha e garantida disponível até em Fernando de Noronha
Não vende só na praia, mas como estamos falando de praia, vá lá. O sujeito prepara suco "natural" concentrado - ou não - congela em saquinhos, coloca no isopor e vai para a praia vender. Tem sacolé à venda desde as praias do Nordeste até o litoral de Santa Catarina. Como nunca fui ao RS, não sei dizer como é o mercado de sacolé no Estado...


Dica da Nutricionista: Fique atento ao consumir alimentos preparados em quiosques e barracas de praia, pois a produção nem sempre é realizada de acordo com o Manual de Boas Práticas de Fabricação e muitos deles não possuem alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário