Sobre

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Cabelos e Verão, Eis a Questão. Parte I

Agora que já está toda pomposa sabendo o que deve ou não comer nesse verãozão de meu Deus, já escolheu pra onde vai viajar e tudo mais, vamos cuidar dos cabelos no verão. Porque de nada adianta tudo isso se ficar com aquele cabelão que parece que foi mastigado, Né?

Pra ajudar com essa árdua tarefa, farei uma pequena série de posts tratando do assunto: verão e cabelos.

Vou começar com uma constatação fenomenal: o sol faz mal pros cabelos, querida.

Mas dããããã, Juliana, isso a gente já sabe!

Se sabem por que continuam sem cuidar da juba, então?

Vou tentar explicar tudinho nesse post, então senta e relaxa.

Olha só, Os raios Ultravioleta B (UVB) costumam parar na superfície da pele provocando grandes danos como queimaduras e até bolhas. Causam perda proteica e ressecamento dos cabelos.

Os raios Ultravioleta A (UVA) chegam até a segunda camada da pele e estimulam o bronzeado. Causam degeneração das fibras de colágeno e elastina, provocando envelhecimento precoce da pele. Nos cabelos, esse danado atinge uma parte muito importante, a parte que liga as células do córtex prejudicando a retenção de água.

Esta “ligação”, composta pelas ceramidas e que também une as diversas camadas da cutícula, é degenerada, deixando as escamas abertas, o que acaba deixando seus cabelos ásperos, ressecados, opacos e com as pontas duplas, triplas...

Os raios UVA também prejudicam os aminoácidos que dão resistência à queratina, que é a proteína dos cabelos, fazendo com que eles fiquem sem vida, quebradiços.
Quando os pigmentos do córtex são atingidos pelos raios UVA, a cor se altera, sendo que os cabelos escuros ficam mais avermelhados e os loiros mais dourados.

Em termos de mudança de cor em decorrência dos raios solares, o cabelo preto é o que menos sofre, mas só nesse quesito, pois, ele é tão prejudicado quanto os outros nos outros aspectos. Então não fica pensando que por ter cabelo escurão vai relaxar nos cuidados, viu?

Ah, e agora? Vou deixar de aproveitar o pacotão que comprei há um ano para aquele resort bafo e ainda faltam 6 parcelas?

Não, querida, agora vem a parte interessante! Vamos aprender a prevenir toda essa farra dos raios solares no seu lindo cabelinho para poder aproveitar o verão.

Em primeiro lugar: não vá com seu cabelo detonadaço viajar pra um lugar de muito sol. Não inventa. Tira umas semanas antes e faz um Intensivão no Jubão; cauterização, reconstrução, hidratação com óleo de argan, de uva, de qualquer coisa! E não vem com desculpa: “ah, mas é caro”. Não rola mais essa desculpa, com esse tanto de clube de desconto oferecendo tratamento capilar a preço de banana, só faz a Bethânia (sem ofensas, Beth) quem quer. Se você ainda é pé atrás com esses sites e gosta de fazer a abastada, pode ir no seu salão de confiança e se você não confia e nem é abastada, não fique triste, pode cuidar na sua casinha com os produtos que vende na perfumaria que você freqüenta.

Então vai lá, toda linda, faz a louca e investe, seu hair merece, sério.

Jajá vem a segunda parte do post falando de produtinhos bafo pra ajudar nessa guerra gostosa.

Aguarde (imagine uma piscadinha)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário